010 | Gramado e o Último Dia no Brasil
- Regina Feitoza
- 15 de abr. de 2016
- 2 min de leitura
Um passeio pela cidade de Gramado.
Gramado é uma cidade linda, perfeita, tudo lá funciona de forma harmônica como num quebra-cabeças. As ruas, as lojas, os restaurantes, os pontos turísticos, tudo lindo, perfeito. Tudo pra encantar o turista disposto a gastar. Mas como somos viajantes rapidinho descobrimos os melhores lugares de comer barato em uma cidade que no mínimo por dia, só pra comer, vc gasta 200,00 por pessoa, rá e nós só gastamos 20,00.
Restaurantes onde almoçam as pessoas que moram na cidade, trabalhadores desse mundo encantado que é a cidade de Gramado, bares frequentados pelos nativos da região, pizzaria barata e lógico, o velho e bom supermercado, onde você compra sua comida e cozinha no hostel.
Ahhh o hostel, um caso à parte na cidade de plástico e também com práticas de preços atípicas. A diária, por pessoa R$50,00 ambiente super acolhedor, pessoal bem descolado, nem parecia Gramado, onde todos parecem nem pisar no chão.
Andamos bastante pela cidade, conhecemos o dono de um restaurante temático que possuía uma personalidade bizarra. Para ele os brasileiros tinham por obrigação conhecer a cultura alemã e ao entrar em seu restaurante temático da era medieval alemã já soubesse de cara o que cada coisinha ali representava, ai ai, só rindo com esses tipos.
O atendimento em qualquer loja, restaurante ou similar é impecável, a cidade vive unica e exclusivamente do turismo, então, óbvio, que o turista precisa ser bem tratado, então em Gramado você se sente um rei ou uma rainha, com súditos ao seu dispor, principalmente se você tiver grana pra gastar bastante por lá, o que não é uma atividade muito difícil de fazer, pois tudo é muito caro.
Passamos dois dias na cidade encantada e no segundo dia fomos à Canela.
Canela, apesar de ser roteiro turístico junto com Gramado, é uma cidade normal. Diferentemente de sua vizinha, os moradores não estão escondidos, são facilmente encontrados nas ruas ou em suas casas pela cidade misturadas com o comércio local. O que mais me chamou a atenção em Canela foi a sua catedral, linda em estilo gótico.

Talvez essa aparência mais normal da cidade não dê a ela tanto prestígio turístico e isso faz com que os preços em Canela sejam muito mais baixos que em Gramado.
Nas duas cidades existem muitos programas turísticos a se fazer,mas esse não era o nosso objetivo, queríamos só conhecer a vida local.
De volta à Porto Alegre, arrumamos a mochila e no dia seguinte seguimos viagem rumo ao Uruguai!
Comentários