0026 | Festejos juninos em Córdoba, Argentina
- Regina Feitoza
- 3 de jul. de 2016
- 1 min de leitura

Fui convidada pra uma festa junina aqui em Córdoba, primeira coisa que veio à minha cabeça???? festa de São João né? como toda boa nordestina heheheh
Mas não foi bem assim...
Mas foi lindo!
Foi um evento para festejar a chegada do solstício de inverno, que é marcado por dias maia curtos e noites mais longas. É um evento de raízes indígenas mas que contou com tambores africanos. Mistura maravilhosa, muito amor envolvido.
Com noites mais longas, o dia se torna mais escuro e frio (inverno). É tempo de morte, mas uma morte necessária para o renascimento. Assim como as árvores perdem todas as suas folhas no inverno e renascem esplendorosas na primavera, também devemos "morrer" para "renascer".
Foram acendidas quatro fogueiras cada uma representando um mal a ser queimado e junto com ele os participantes queimavam papéis escritos com o que se desejaria queimar e ainda "lançavam" pra fogueira a energia ruim.
Um ritual seguido de muita música e apresentação de grupos de dança afro e capoeira. Muita gente na rua, cobertura de TV, vendedores de comidas e bebidas nas calçadas... quase um carnaval de Olinda rs.
Amei os festejos juninos argentinos.
Comentários