O que é um Hostel?
- Regina Feitoza
- 10 de set. de 2020
- 5 min de leitura
Outro dia estava conversando com um amigo pelo mesenger e como, nessa viagem, eu havia passado por Buenos Aires e ele tinha acompanhado as histórias aqui e aqui, ele me pediu dicas de hoteis. Foi a resposta que dei a ele que gerou a ideia de escrever esse post.
Eu disse a ele que não me hospedo em hoteis, pelo menos, durante essa viagem de mochila, porque é mais caro e como a viagem é no estilo econômico eu sempre busco hostel e nem cheguei a falar pra ele sobre o Couchsurfing e Airbnb porque ele logo lançou outra pergunta: "hostel, o que é hostel?" Ao que respondi, assim, de imediato, "você não sabe o que é um hostel?"
Expliquei pra ele o que era, qual a diferença entre hostel e hotel, porque se hospedar em um, porque não se hospedar em um, preços, atrativos... Quando terminamos a conversa comentei com meu namorado sobre o meu migo nunca ter ouvido falar em hostel, "nossa, como alguém não sabe o que é um hostel" eu pensei, mas passado um tempinho com isso na cabeça, lembrei que também não conhecia há um tempo atrás e pensei também, "uau, deve existir uma galera que não sabe, porque não escrever sobre isso".
Sabemos que os maiores custos de uma viagem são o deslocamento e a hospedagem.Pra conseguir passar um ano viajando pela América Latina, como é o meu caso, eu tive que buscar várias alternativas de baratear essa viagem, assim como fazer uma grana durante a visita às cidades (mas aí já é outra história que vou contar em outro post). Voltando pra hospedagem, uma forma barata que encontrei foi se hospedar em hostel.
Aqui vou explicar o que é um hostel, as diferenças em relação à hoteis, preços, vantagens e desvantagens.
O que é um Hostel?
Hostel é um termo em inglês que significa um tipo de acomodação mais barata. Em alguns países como, Reino Unido, Irlanda, Índia, surgiu como alternativa pra quem iria ficar um longo tempo em uma cidade e não dispunha de orçamentos para hoteis. Ao longo do tempo foi se tornando alternativas também para turistas também com pequeno orçamento até chegar à configuração que temos hoje.
Hostels são procurados principalmente por pessoas que viajam só ou entre amigos e procuram um lugar para hospedagem e socialização, pois você pode dividir o quarto com outras pessoas e daí surgir grandes amizades ou excelentes companhias pra caminhar pela cidade, ir curtir um barzinho badalado na noite ou ainda ficar de papo numa noite chuvosa, além de pagar mais barato que um hotel, isso na maioria dos casos.
So o fato de ser um hostel,não significa que a hospedagem será mais barata. Com a crescente procura pelo público viajante por esse tipo de hospedagem, principalmente pela socialização que oferece, as hospediras desse tipo, estão cada vez mais se especializando em cada perfil de público. Assim como existem os exclusivos hoteis butiques, também há hostel butiques.
Entre os diversos tipos de hostel você vai encontrar desde aqueles mais procurados por uma galera de mochileiros que viajam com pouquíssimo dinheiro, até, os já mencionados, hostel butique, voltados para viajantes mais exigentes e que podem pagar por suas exclusividades.
Mas se você é daqueles viajantes, turista, mochileiros e afins, com pouco dinheiro, porém suficiente pra pagar um hostel legal, saiba que existem muitas, mas muitas opções, uma pesquisa rápida na internet e você vai encontrar hostel que mais parece hotel por um preço bem bacana e com certeza vai caber no orçamento da sua viagem.
Mas qual a principal diferença entre Hostel e Hotel?
A principal diferença é o compartilhamento. E eu poderia parar por aqui, porque é exatamente isso que você vai encontrar em um hostel, compartilhamento! Quando se hospeda em um hostel você começa compartilhando um quarto que, dependendo do valor, pode ser compartilhado desde com mais uma pessoa até com mais 6, 7, 8... Quando você compartilha o quarto com mais uma pessoa, existem duas camas de solteiro no quarto, quando o compartilhamento é com mais 4, 6, 8 e etc... o quarto é composto por beliches (uma cama em cima da outra).
Como o quarto é compartilhado, sempre vai existir os "lockers" que são armários com portas pra que você possa guardar suas coisas e usar o seu próprio cadeado. É aí que gera todo um questionamento quando falo que só me hospedo em hostel ao invés de hoteis durante a viagem, "não há risco de roubarem suas coisas?" vou responder com a segunda "coisa" que se compartilha em um hostel: A vibe
A grande maioria dos hóspedes de um hostel são pessoas que estão viajando pelo país ou pelo continente em um curto período de tempo. Estão ali em busca do conhecimento sobre o lugar, sua cultura, sua gente, feiras, museus, diversão, aventura e, como não podia deixar de ser, curtir a balada local e muito provavelmente vão te convidar pra acompanhá-los em algum desses passeios.
Pois, quase invariavelmente, quem se hospeda em um hostel tá a fim de conhecer gente, fazer alguma amizade pra curtir o lugar. Eu tenho amigas e amigos que conheci em hostel por aí e até hoje conversamos pelas redes socias trocando figurinhas da viagem.
Assim, quase não se encontra ninguém no quarto, a não ser quando estão dormindo depois de uma noite badalada e a previsão de que alguém gaste seu tempo tentando abrir seu cadeado pra roubar alguma coisa é muito pequena. Os roubos acontecem mais de objetos que são deixados fora dos lockers e olhe lá!!!
Embora eu quase não use os armários, eu nunca senti falta de nada meu, mas se você é daqueles mais apegados é melhor deixar tudo bem guardadinho, embora nenhum lugar seja 100% seguro. Uma busca rápida na internet e você vai ver inúmeros casos de roubos em quartos de hoteis de luxo. Se for pra ser roubada que eu pague pouco por isso hahahahaha.
Não é só o quarto que você compartilha em um hostel. A grande maioria, como está voltada para viajantes com pequeno orçamento, possui cozinha disponível para que seus hóspedes preparem suas próprias refeições. Eu adoro essa parte!!!
Aí na cozinha, onde todos os viajantes se encontram, aprendo diversas receitas, compartilho vários ingredientes e experimento a cozinha do mundo. Cada um cozinhando o que conhece de cada país do mundo e você, interagindo, pode provar de tudo sem ter que gastar uma grana em restaurantes internacionais hahahaha.
Hostels mais organizados costumam disponibilizar uma cozinha completa, com diversos utensílios, além dos eletrodomésticos essenciais em uma cozinha. Uma mesa grande onde todos compartilham suas refeições, além de disponibilizar ainda alguns itens de culinária indispensáveis em uma cozinha, como sal, óleo, açúcar e alguns temperinhos.
Fazer sua própria comida deixa a viagem mais barata. O foco dos hostels são viajantes com pequeno orçamento, então a cozinha é uma das partes mais visitadas de um hostel organizadinho, além de ser um excelente espaço pra, mais uma vez, socializar, trocar figurinhas de viagem e já agendar a próxima trip, só que agora com companhia, olha que maravilha!!
Outra parte do hostel que também é compartilhada é o banheiro. Aí entra outra
E os hostel butique?
Bem, nunca me hospedei em um... orçamento não deixa! Mas por curiosidade entrei em um pra conhecer.
Assim como os hostels, digamos, comuns, os hostels boutique também oferecem quartos compartilhados, cozinha equipada e áreas comuns. A grande diferença fica reservada para a qualidade. Quartos com menos camas, no máximo quatro. Lençois de alta qualidade, itens de decoração. Cozinha equipada com o que há de melhor, estacionamento, serviços de guia, etc... Mas o item socialização também está presente, até porque é basicamente isso que diferencia o hostel de um hotel.
Em um hotel você vai está sozinho em seu quarto, ou,lógico, vai dividir o quarto com a pessoa que já te acompanha na viagem, sem ter que compartilhar nada com estranhos.
Comentários